-->
Grupo de Estudos de Análise do Comportamento (GEAC) – Uma Experiência para além dos mitos
O QUE É A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO?
Análise do Comportamento é um nome genérico dado aos saberes e práticas de tradição Skinneriana. Tem como premissas básicas: 1) cada sujeito é único, fruto da interação entre sua genética, história pessoal de vida e cultura; 2) comportamentos públicos não devem ser explicados como resultado de alterações em estados subjetivos (crenças, pensamentos, emoções, etc), posto que são multideterminados e, como tais, sofrem influência de inúmeros outros fatores além destes; 3) estados subjetivos são objeto de estudo e análise e merecem tanta atenção quanto qualquer outro aspecto da natureza humana. A construção do conhecimento na área ocorre principalmente através do método científico, e aquilo que não é possível pesquisar diretamente, é interpretado com base no conhecimento já disponível.
POR QUE UM GRUPO DE ESTUDOS?
Nos últimos anos a Análise do Comportamento tem sido cada vez mais citada por órgãos oficiais (ONU, OMS, APA e outras) como uma das mais efetivas formas de interpretação e intervenção sobre o comportamento humano. De acordo com dados da Associação Internacional de Análise do Comportamento (ABAI), a quantidade de publicações na área tem crescido de forma espantosa e o número de participantes nos congressos especializados é cada vez maior. A despeito disso, os alunos de graduação dos cursos de Patos de Minas e região tem o contato com a abordagem restrito a algumas poucas disciplinas, muitas vezes, de forma pouco conectada com a prática do profissional da área e através de textos escritos por profissionais que não são especialistas em Análise do Comportamento, como os encontrados em livros de Psicologia Geral, História da Psicologia e Psicologia da Personalidade. Isso contribui para a construção de uma visão equivocada da Análise do Comportamento como uma abordagem que negligencia fenômenos humanos importantes, uma abordagem simplista ou capaz de lidar apenas com problemas menos “profundos”. Obviamente, se as oportunidades de conhece-la são limitadas, a visão que se tem dela também será limitada. Conhecendo-a, no entanto, o participante tem a oportunidade de formular suas próprias opiniões e, porque não, descobrir o quão complexa e encantadora é a teoria analítico comportamental?
OBJETIVOS DO GRUPO
– Proporcionar, ao participante, a oportunidade de conhecer a prática do Analista do Comportamento nos contextos Clínico, Educacional e Organizacional;
– Desenvolver, no participante, repertório de análise e interpretação de fenômenos humanos à partir da teoria comportamental
– Proporcionar, ao participante, a oportunidade de ter contato com a literatura especializada da área;
– Desenvolver, no participante, habilidade de leitura, organização e exposição de informações.
PROGRAMAÇÃO
– Compreendendo o Comportamento Humano: do simples ao complexo – a Análise Funcional
– Processos cognitivos na Análise do Comportamento;
– Linguagem e Comunicação: os operantes verbais;
– Operações Motivacionais
– Relação Terapêutica
– Compreensão e Tratamento das Psicopatologias
– Transtornos da Personalidade
– Outros temas definidos em grupo.
– Processos cognitivos na Análise do Comportamento;
– Linguagem e Comunicação: os operantes verbais;
– Operações Motivacionais
– Relação Terapêutica
– Compreensão e Tratamento das Psicopatologias
– Transtornos da Personalidade
– Outros temas definidos em grupo.
DIAS E HORÁRIOS DOS ENCONTROS
Todas as quintas feiras, de 17:30 às 18:30 horas.
FUNCIONAMENTO
Cada tema da programação é iniciado com a leitura de um ou mais artigos indicados pelo facilitador do grupo. Os participantes tem uma semana para a leitura. No encontro seguinte, o artigo é discutido e os participantes definem, em conjunto, uma meta para exercitar os conceitos estudados no artigo. Alguns exemplos de metas, são:
– Assistir e analisar um filme;
– Ouvir e analisar uma música;
– Ler e analisar um texto, conto ou poema;
– Montar uma peça de teatro;
– Discutir um estudo de caso;
– Preparar uma palestra ou projeto de intervenção (com a supervisão do facilitador);
– Montar material
O cumprimento de cada uma das metas é supervisionado pelo facilitador do grupo. Quando cumpridas, o grupo pode iniciar um novo tema ou estabelecer uma nova meta para o tema que já está em discussão, se assim julgar necessário.
INVESTIMENTO
A participação no grupo de estudos é gratuita.
INSCRIÇÕES
– As inscrições no grupo podem ser feitas através do e-mail do facilitador: ecaetano@institutocrescer.com
– Envie os seguintes dados:
Nome completo:
E-mail:
Telefone: Celular:
Endereço:
Instituição de Ensino: Período do curso:
CERTIFICADO
– Conferido Semestralmente: 72 horas por semestre.
– O certificado será entregue aqueles que possuírem, em média, até uma falta por mês.
LOCAL DOS ENCONTROS
Escritório do Instituto Crescer.
Center Patos, sala 301.
Rua Major Gote, 1262, Centro, Patos de Minas – MG.
FACILITADOR
Esequias C. A. Neto – CRP: 04/ 35023
Tel: (34) 8406-8181 [CLARO]/ (34) 9999-9854 [CTBC]
E-mail: ecaetano@institutocrescer.com
Minicurrículo:
Psicólogo Clínico, Consultor em Recursos Humanos, Sócio e Diretor Pedagógico do Instituto Crescer. Possui especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR – Campinas/SP) e cursa formação em ACT (Acceptance and Commitment Therapy) e FAP (Functional Analytic Psychotherapy) pelo Instituto Continuum (Londrina/PR). Na clínica, possui experiência no atendimento de adultos e casais, com ênfase em queixas relacionadas à ansiedade, depressão, transtornos de humor, disfunções sexuais, treinamento de habilidades sociais e desenvolvimento de carreira. Como Consultor em Recursos Humanos, desenvolve treinamentos, processos seletivos e avaliação psicológica para empresas de todo o Brasil. Como Diretor Pedagógico, é responsável pelo planejamento dos cursos promovidos pela empresa, contratação de professores e coordenação da equipe pedagógica, além de ministrar aulas de processos psicológicos básicos, psicodiagnóstico, procedimentos clínicos e coordenar Grupos de Estudo (GE’s). É sócio da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), sócio-afiliado da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) e monitor do Curso de Especialização em Psicologia Clínica do ITCR – Campinas. É co-organizador dos livros Terapia Analítico Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação, lançado em 2012, e Terapia Analítico Comportamental da Depressão, com lançamento previsto para 2014.